Para citar esta postagem: OLIVEIRA, Ananda Veloso Amorim. VAMOS MARCAR: ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS PRESENTES NA PROPAGANDA DA CERVEJA STELLA ARTOIS. In: OLIVEIRA, Ananda Veloso Amorim. Profs. pesquisadores. Teresina, PI, 02 jul. 2023. Disponível em: XXXXXXX Acesso em: XX XXX 20..
CONTEXTUALIZAÇÃO
Esta postagem tem o objetivo de apresentar uma análise da propaganda "Vamos Marcar | O Reencontro com Adriana Esteves e Débora Falabella", disponível em https://www.youtube.com/watch?v=oi79JQkp5HE, com base nas metafunções de Lim-Fei e Tan (2017).
Essas metafunções contribuem para uma análise didática de textos multimodais, com vistas ao desenvolvimento de leitores perspicazes e produtores experientes de textos multimodais, chamando a atenção para as várias estratégias utilizadas na produção desses textos e as maneiras pelas quais escolhas específicas trabalham juntas para alcançar o objetivo comunicativo desejado (LIM-FEI; TAN, 2017).
Os autores subdividem as metafunções em três: mensagem, forma e envolvimento. A primeira se refere às estratégias envolvidas para construção do significado do que está representado; a segunda, às partes do texto e suas funções e a terceira, às estratégias para chamar atenção, que se destacam no visual (LIM-FEI; TAN, 2017).
Com relação à mensagem, são contemplados o tipo de propósito (Educacional, Entretenimento e Econômico); o que se utiliza para apelar (poder, razão, emoção); o sentido representacional existente (literal e inferencial) e o contexto de produção e recepção.
Quanto à forma, são propostos elementos no que se referem ao visual (exibição principal, foco de atenção, ícone e logo) e à Língua (título, slogan, texto principal, marca, nome do produto, chamada para ação, lista de itens, chamar e visitar informação).
Como elementos de envolvimento, são previstos: proeminência (tamanho, nitidez, primeiro plano, iluminação, contraste da cor); direção (olhar direto, indireto e sem olhar); poder (ângulo alto, baixo e horizontal); intimidade (foto de perto, foto distante e foto média).
Diante dessa breve retomada das metafunções discutidas e adotadas pelos referidos autores, adotamos a seguinte pergunta para direcionar nossa análise: Que tipo de estratégias persuasivas multimodais podem ser identificadas, na publicidade, à luz dos estudos de Lim-Fei e Tan (2017)?
ANÁLISE DA PROPAGANDA
O vídeo foi publicado no canal do YouTube em 22 de junho de 2023 com duração de 1 minuto e 28 segundos, e se consolida em meio à um momento de encontro entre duas atrizes que há 11 anos encenaram como rivais na novela Avenida Brasil. O contexto foi de um reencontro após tanto tempo sem atuarem juntas nas telenovelas, o que resultou em risadas, choro, reconhecimento profissional e apreciação de Stella Artois, durante o jantar.
Imagem I- O reecontro das atrizes
Em relação à mensagem, observamos que o propósito econômico se sobressai, posto que a bebida sempre figura nas cenas, seja em primeiro plano ou segundo. Soma -se a isso a escolha das cores (contraste delas) presentes nas vestimentas das atrizes, na maquiagem de Adriana Esteves e Débora Falabella, bem como do cenário, das louças presentes à mesa e arranjo de flores, as quais contemplam cores também presentes na garrafa da cerveja, vermelho e branco.
Imagem 2- Contraste das cores nas roupas
Imagem 3- Contraste das cores na mesa
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=oi79JQkp5HE
A estratégia apelativa predominante é a emoção, considerando o sentido representacional literal de reencontro entre as atrizes, uma vez que o contexto de produção da produção coincide com 11 anos sem atuação juntas e reafirma a aproximação criada pelo produtor a partir do enfoque no ângulo horizontal das duas, o que aproxima mais o leitor/ouvinte/interagente, bem como pela estratégia de foto de perto, causando a ideia de muita intimidade com o que está sendo representado e com as atrizes, além disso, é recorrente o não olhar ou o indireto são os que se destacam, reverberando como uma estratégia para contemplação do leitor/ouvinte/interagente, com base nas Imagens 4 e 5.
Consoante Lim-Fei e Tan (2017), o olhar indireto, ou seja, aquele que o sujeito representado não olha diretamente para o leitor/ouvinte/interagente tende a firmar o sujeito como um 'objeto' oferecido como um item de informação para contemplação.
Imagem 4- Enquadre de perto
Imagem 5- Direcionamento do Olhar
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=oi79JQkp5HE
Em essência, conforme Lim-Fei e Tan (2017), os planos médios (retratados até altura do joelho) e close-ups (enquadre de perto da foto) das imagens tendem a criar uma maior sensação de intimidade, permitindo que os leitores/ouvintes/interagentes concentrem-se nos rostos e emoções dos sujeitos, o que pode ser observado nas Imagens 1, 2, 3, 4 e 5, enquanto os planos gerais tendem a acentuar o ambiente e o espaço que envolve os sujeitos.
Quanto à forma se destacam o foco de atenção voltado para o nome do produto de forma explícita e o diferencial pelo contraste das cores. Dentre os elementos adotados para aumentar o envolvimento com os leitores/ouvintes/interagentes, identificamos a reincidência de fotos de perto e de forma mediana. Ademais,o jogo linguístico, a fonte diferenciada da palavra marcar, no enunciado "Vamos marcar", destacam e constroem relação de sentido com o nome do produto, a marca , fazendo referência a um encontro regado à Stella Artois, enquanto as atrizes brindam.
Esse enunciado é também sinalizado por Lim-Fei e Tan (2017), enquanto a chamada para ação. Segundo eles, colocada, geralmente, na parte inferior do texto visual, de modo a reforçar as mensagens do título e do texto de apoio, e solicitar alguma ação para o leitor/ouvinte/interagente e por isso pode incluir verbos imperativos, no caso em questão, “marque”, conforme Imagem 6, adiante.
Imagem 6- Iluminação do ambiente
Imagem 7- Destaque da palavra marcar
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=oi79JQkp5HE
A iluminação do ambiente contribui também para enfatizar a tonalidade verde da garrafa, sempre disposta com aspecto de bem gelada, o que pode ser inferido pela cor esbranquiçada como se estivesse saindo do freezer.
CONSIDERAÇÕES
Com base no exposto, identificamos que para alcance do propósito econômico da propaganda, o produtor do texto multimodal faz uso das seguintes estratégias persuasivas: apelo emocional, contexto de produção com sentido literal, contraste de cores remetendo ao nome do produto Stella Artois, enfoque de fotos de perto e numa perspectiva horizontal, iluminação do ambiente de modo a evidenciar a cor verde da garrafa e o jogo linguístico entre o texto escrito e a marca da cerveja.
REFERÊNCIA
LIM-FEI, Victor.; TAN, Kok Yin Serene. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In: Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury, 2017.
VAMOS MARCAR | O REENCONTRO COM ADRIANA ESTEVES E DÉBORA FALABELLA. Canal do YouTube Stella Artois, 13 Jun. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oi79JQkp5HE. Acesso em: 22 Jun. 2023.
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