quarta-feira, 21 de junho de 2023

COMPARATIVO DAS METAFUNÇÕES DE KRESS E VAN LEEUWEN (2006) E LIM-FEI E TAN (2017)

Para citar esta postagem: OLIVEIRA, Ananda Veloso Amorim. Comparativo das metafunções de Kress e Van Leeuwen (2006) e Lim-Fei e Tan (2017). In: OLIVEIRA, Ananda Veloso Amorim. Profs. pesquisadores. Teresina, PI, 22 jun. 2023. Disponível em: Acesso em: XX XXX 20..


Esta postagem tem o objetivo de apresentar um comparativo das metafunções de Kress e Van Leeuwen (2006) e Lim-Fei e Tan (2017), como pode ser observado no Quadro 1 seguinte:

Quadro 1- Categorias das metafunções para a análise multimodal

SÍNTESE DAS METAFUNÇÕES DE ANÁLISE DO TEXTO MULTIMODAL

KRESS E VAN LEEUWEN (2006)

LIM-FEI E TAN (2017)

 

Representacional: evidencia o que, quem está em enfoque e a relação estabelecida entre os participantes representados.

Mensagem: refere-se às estratégias envolvidas para construção do significado do que está representado.

Narrativo (ação, reação, fala/mental, conversão, geométrico);

Conceitual (classificacional, analítico e simbólico)

 

Propósito (Educacional, Entretenimento e Econômico);

Apelativo (poder, razão, emoção);

Representacional (literal e inferencial);

Contextual (Produção e recepção)

Composicional:  relativo aos arranjos composicionais que permitem construção de sentidos.

Forma: referente às partes do texto e suas funções.

 

Valor informativo (centro/margem, ideal/real);

Enquadramento;

Saliência.

Visual (exibição principal, foco de atenção, ícone e logo);

Língua (título, slogan, texto principal, marca, nome do produto, chamada para ação, lista de itens, chamar e visitar informação).

Interacional: remete à relação estabelecida entre os interagentes.

Envolvimento: estratégias para chamar atenção.

Olhar-contato (demanda, oferta);

Distanciamento (plano fechado/íntimo, médio/social e aberto/impessoal);

Perspectiva (subjetiva/objetiva, horizontal (frontal, oblíqua), vertical (ângulo alto, baixo).

Proeminência (tamanho, nitidez, primeiro plano, iluminação, contraste da cor);

Direção (olhar direto, indireto e sem olhar);

Poder (ângulo alto, baixo e horizontal);

Intimidade (foto de perto, foto distante e foto média).

Fonte: Produção da autora com base nos pressupostos teóricos de Kress e Van Leeuwen (2006) e Lim-Fei e Tan (2017).


Diante do disposto nesse quadro síntese, faço as considerações adiante:

         A metafunção representacional (KRESS E VAN LEEUWEN, 2006) pode se equiparar à de mensagem (LIM-FEI E TAN, 2017), no tocante ao direcionamento para uma análise crítica, com vistas à finalidade comunicativa que move a produção textual multimodal, seja analisando o enfoque dado, narrado ou representado, seja sinalizando a que fins atende esse texto, se educacional, de entretenimento ou econômico. E quanto a esse aspecto dos fins, observo que a categoria propósito, da metafunção mensagem, dispõe de possibilidades holísticas, as quais tendem a limitar um pouco a análise, necessitando, pois de complementação do interagente quanto à sua percepção dos fins a que atende o texto;

Ainda acerca dessas metafunções, as categorias apelativo, representacional e contextual propostas por Lim-Fei e Tan (2017) são relevantes para desenvolver essa capacidade crítica de análise; possibilitar a construção de significado respaldados numa visão tanto específica quanto geral do texto, considerando aspectos linguísticos e extralinguísticos. Os elementos observados nessas categorias viabilizam a percepção dos interesses que sustentam as produções multimodais; da sua relevância e alcance, bem como da compreensão e aceitação dos interagentes pela forma que recebem os textos;

A metafunção interacional de Kress e Van Leeuwen (2006) pode ser associada à de envolvimento, conforme Lim-Fei e Tan (2017), no que se refere às categorias expressas, entretanto, observo nessa última metafunção o detalhamento dos elementos, o que confere um caráter mais didático a ela. Além disso, identifiquei a inclusão do aspecto proeminência, que também é contemplado por Kress e Van Leeuwen (2006), mas na metafunção composicional, nomeada de saliência;

Tanto a metafunção composicional como a de forma tratam dos aspectos estruturais do texto, na tentativa de subsidiar a análise das funções desses elementos nos textos multimodais, com a ressalva de que a primeira é contemplada de forma mais geral e a segunda apresenta elementos com mais detalhamento, porém, esta última parece direcionar-se muito ao gênero anúncio. Porém, isso não impede de se adotar essas categorias de forma adaptada também em outros textos multimodais;

            Dessa forma, é possível prever que as categorias de análise segundo os dois pressupostos teóricos podem ser complementares em alguns quesitos, equivalentes em outros, mas também, a depender da intenção do analista, podem ser adotadas de forma independente, devido às categorizações diferenciadas que fazem, uma sendo mais geral, a de Kress e Van Leeuwen (2006) e a outra mais didática, a proposta por Lim-Fei e Tan (2017).

 

REFERÊNCIAS

 

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2nd ed. This edition published in the Taylor & Francis e-Library, 2006.

LIM-FEI, Victor.; TAN, Kok Yin Serene. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In: Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury2017.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários