Para citar esta postagem: OLIVEIRA, Ananda Veloso Amorim. Comparativo das metafunções de Kress e Van Leeuwen (2006) e Lim-Fei e Tan (2017). In: OLIVEIRA, Ananda Veloso Amorim. Profs. pesquisadores. Teresina, PI, 22 jun. 2023. Disponível em: Acesso em: XX XXX 20..
Esta
postagem tem o objetivo de apresentar um comparativo das metafunções de Kress e
Van Leeuwen (2006) e Lim-Fei e Tan (2017), como pode ser observado no Quadro 1 seguinte:
Quadro 1- Categorias das metafunções para a análise multimodal
SÍNTESE DAS METAFUNÇÕES DE ANÁLISE DO TEXTO
MULTIMODAL |
|
KRESS E VAN LEEUWEN (2006) |
LIM-FEI E TAN (2017)
|
Representacional: evidencia o que, quem
está em enfoque e a relação estabelecida entre os participantes representados. |
Mensagem: refere-se às estratégias envolvidas para
construção do significado do que está representado. |
Narrativo
(ação, reação, fala/mental, conversão, geométrico); Conceitual
(classificacional, analítico e simbólico)
|
Propósito
(Educacional, Entretenimento e Econômico); Apelativo
(poder, razão, emoção); Representacional
(literal e inferencial); Contextual
(Produção e recepção) |
Composicional: relativo aos arranjos composicionais que
permitem construção de sentidos. |
Forma: referente às partes do texto e suas
funções. |
Valor
informativo (centro/margem, ideal/real); Enquadramento; Saliência. |
Visual
(exibição principal, foco de atenção, ícone e logo); Língua
(título, slogan, texto principal, marca, nome do produto, chamada para ação,
lista de itens, chamar e visitar informação). |
Interacional: remete à relação
estabelecida entre os interagentes. |
Envolvimento: estratégias para
chamar atenção. |
Olhar-contato
(demanda, oferta); Distanciamento
(plano fechado/íntimo, médio/social e aberto/impessoal); Perspectiva
(subjetiva/objetiva, horizontal (frontal, oblíqua), vertical (ângulo alto,
baixo). |
Proeminência
(tamanho, nitidez, primeiro plano, iluminação, contraste da cor); Direção
(olhar direto, indireto e sem olhar); Poder
(ângulo alto, baixo e horizontal); Intimidade
(foto de perto, foto distante e foto média). |
Fonte:
Produção da autora com base nos pressupostos teóricos de Kress e Van Leeuwen
(2006) e Lim-Fei e Tan (2017).
Diante
do disposto nesse quadro síntese, faço as considerações adiante:
A metafunção representacional (KRESS E VAN LEEUWEN, 2006) pode se equiparar à de mensagem (LIM-FEI E TAN, 2017), no tocante ao direcionamento para uma análise crítica, com vistas à finalidade comunicativa que move a produção textual multimodal, seja analisando o enfoque dado, narrado ou representado, seja sinalizando a que fins atende esse texto, se educacional, de entretenimento ou econômico. E quanto a esse aspecto dos fins, observo que a categoria propósito, da metafunção mensagem, dispõe de possibilidades holísticas, as quais tendem a limitar um pouco a análise, necessitando, pois de complementação do interagente quanto à sua percepção dos fins a que atende o texto;
Ainda acerca dessas metafunções, as categorias apelativo, representacional e contextual propostas por Lim-Fei e Tan (2017)
são relevantes para desenvolver essa capacidade crítica de análise; possibilitar a construção de significado respaldados numa visão tanto específica quanto geral do texto,
considerando aspectos linguísticos e extralinguísticos. Os elementos observados nessas categorias viabilizam a percepção dos interesses que sustentam as produções multimodais; da sua relevância e alcance, bem como da compreensão e aceitação dos interagentes pela forma que recebem os textos;
A metafunção interacional de Kress e Van
Leeuwen (2006) pode ser associada à de envolvimento, conforme Lim-Fei e Tan (2017),
no que se refere às categorias expressas, entretanto, observo nessa última metafunção
o detalhamento dos elementos, o que confere um caráter mais didático a ela. Além disso, identifiquei a inclusão do aspecto proeminência, que também
é contemplado por Kress e Van Leeuwen (2006), mas na metafunção composicional, nomeada
de saliência;
Tanto a metafunção composicional como a de
forma tratam dos aspectos estruturais do texto, na tentativa de subsidiar a
análise das funções desses elementos nos textos multimodais, com a ressalva de
que a primeira é contemplada de forma mais geral e a segunda apresenta elementos
com mais detalhamento, porém, esta última parece direcionar-se muito ao gênero
anúncio. Porém, isso não impede de se adotar essas categorias de forma adaptada também em outros
textos multimodais;
Dessa forma, é possível prever que
as categorias de análise segundo os dois pressupostos teóricos podem ser complementares em alguns quesitos,
equivalentes em outros, mas também, a depender da intenção do analista, podem
ser adotadas de forma independente, devido às categorizações diferenciadas que
fazem, uma sendo mais geral, a de Kress e Van Leeuwen (2006) e a outra mais
didática, a proposta por Lim-Fei e Tan (2017).
REFERÊNCIAS
KRESS, Gunther;
VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2nd ed.
This edition published in the Taylor & Francis e-Library, 2006.
LIM-FEI, Victor.; TAN, Kok Yin Serene. Multimodal
Translational Research: Teaching Visual Texts. In: Seizov, O. & Wildfeuer,
J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and
methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury, 2017.
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