Para citar esta postagem: OLIVEIRA, Ananda Veloso Amorim. Do the Evolution: design de atividade envolvendo letramento crítico visual. In: OLIVEIRA, Ananda Veloso Amorim. Profs. Pesquisadores. Teresina, PI, 21 jun. 2023. Disponível em: Acesso em: XX XXX 20..
Contextualização
Esta é uma apresentação de
atividade de letramento crítico visual multimodal, a partir da exploração do
videoclipe chamado Do The Evolution (Faça a evolução, em tradução livre). Essa atividade tem como objetivo de estimular o
desenvolvimento de letramento crítico visual nos alunos, a partir das
possibilidades de construção de sentido proporcionadas pelo referido texto
multimodal. A proposta de interpretação e análise se
consolida a partir da observação de comunicações visuais retiradas do texto e
se norteia pelo questionamento feito a respeito desse recorte, mas que demanda
ativação de conhecimentos prévios (linguísticos e extralinguísticos),
contextualizados e percepção da multimodalidade presente de forma geral no
videoclipe.
Do the Evolution é uma canção de Pearl Jam, banda norte-americana que popularizou o estilo grunge na década de 90 e com o tempo adotou o rock alternativo. Pearl Jam é uma banda formada por cinco integrantes: Ed., Pedra Stone, Mike,Matt e que mantém o trabalho coletivo da Vitalogy Foundation, que é uma organização filantrópica do grupo para traduzir o espírito de sua música em impactos positivos tangíveis, concentrando-se em defesa dos sem-teto e em causas ambientais e indígenas.
A composição da música a ser analisada é de Stone Gossard e Eddie Vedder, que abordam a evolução. Para representar essa condição que deveria ser benéfica para sociedade, os autores abordam de forma crítica a relação de poder pautada na luta pela sobrevivência, o que na percepção deles tem sido uma evolução da ganância e a busca do ser humano pela detenção de mais poderio. O vídeo tem em seu enredo várias contextualizações de situações em que o autoritarismo humano e sua prepotência se manifestam acima de tudo. Matar, trair, roubar, ostentar poderio bélico e aquisitivo, explorar, torturar, alienar, manipular pessoas, dominar terras e territórios, abuso de poder são algumas das características que têm evidenciado a chamada evolução humana.
A análise crítica se pretende como estratégia de busca dos propósitos reais da produção textual, de modo a investigar a partir da composição multimodal quais os efeitos de sentido pretendidos pelos autores e suscitados no leitor/ouvinte/interagente. Considerando que os textos multimodais não são imparciais, o despertar dos alunos para essa busca dos interesses sociais e políticos que os compõem, bem como das relações que isso tem com seu contexto sociocultural constitui interesse desta proposta de atividade.
Videoclipe de Pearl Jam, Do the Evolution
1. O que esta imagem representa para você?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
2. O que está acontecendo nesta imagem?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
3. Por que o design enfatiza certos elementos e não outros? (Responda evidenciando o que está em foco e o porquê).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
4. Qual a relação entre esta imagem e a mensagem do texto?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
5. Quem ou o que você vê nesta imagem?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
9. Cite três perguntas que você faria em relação a estas imagens.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI |
Nenhum comentário:
Postar um comentário