INFLUÊNCIA DE ARISTÓTELES NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Conforme Bonini (2003), a Arte Retórica de Aristóteles pode ser considerada marco inaugural da teoria da comunicação, pois incentivou e serviu de base para muitos modelos explanatórios do processo de comunicação, embora o autor evidencie que o propósito na verdade era o de explicar o processo de convencimento do auditório, como parte de sua teoria da argumentação, o que resultou na postulação de três elementos componentes para que esse processo se desencadeie, são eles: falante (quem) discurso (o quê) e ouvinte (a quem).
A respeito da comunicação, vale lembrar que sempre esteve presente na vida dos seres humanos, seja por gestos, sons, desenhos, escrita e a partir dela o homem produz significado, sentido ou informa algo a alguém, o que pode ser considerado discurso (GREGOLIN, 2006). Nesse sentido, podemos dizer que para que haja discurso é necessário o uso da língua, uma vez que esse uso viabiliza a expressão do discurso de maneira materializada através de texto e imagens, ou seja, ele é formado por um conjunto de enunciados. Entretanto, Pereira (2021, p. 2) ao se reportar ao discurso retoma que " não é apenas a materialização em forma de texto, vídeo, ou fala, mas sim a construção em torno de uma ideia, uma verdade, os argumentos, as reflexões; é um processo dialético". Está associado a um processo de linguagem que se sustenta por uma ideologia e tem a finalidade de convencimento do outro acerca da lógica apresentada.
Com base no conceito de discurso, Aristóteles aborda dois aspectos: a Techne Poietike, referindo-se à Poética e a Techne Rhetorike, referindo-se à Retórica. Neste trabalho, será apresentada a Retórica de Aristóteles, que designa a arte da comunicação para fins persuasivos e, nessa perspectiva, é possível ao indivíduo saber o que é adequado para persuadir.
SÍNTESE DA RETÓRICA ARISTOTÉLICA
A Retórica de Aristóteles é conhecida como “Estrela de Aristóteles”, ou seja, as cinco formas de comunicação para fins persuasivos, são elas: Logos; Ethos; Pathos; Telos; Kairós. Adiante, passaremos a explicitar o que denotam esses apelos persuasivos e exemplificar a partir da análise de textos multimodais.
Nesse intento, destacamos que Aristóteles defendia a existência de duas espécies de raciocínios lógicos: as induções (epagôgê) e as deduções (sillogismos) pelo que as provas artísticas baseadas no logos irão denominar um discurso rigoroso e intelectual de acordo com a razão humana. “O logos indica, assim, as provas discursivas, argumentativas e racionais provenientes de um raciocínio coerente. Estas provas artísticas dizem respeito ao modo como os indivíduos alegam ou objetam algum assunto prático” (MATEUS, 2018, p. 108). "Para o logos, o modo de persuasão ocorre no nível racional." (LIM-FEI; TAN, 2017, p. 24).
Como podemos observar, a estratégia persuasiva de explícita defesa da sustentabilidade e a garantia de produção com energia 100% verde, conforme imagem 1, é argumento plausível para seu consumo, sua aquisição e admiração pela iniciativa. O trocadilho entre a cor da cerveja e da energia despertam a ideia de um consumo mais consciente. A marca Heineken passou a divulgar no ano de 2023 que facilitará o acesso de energia verde para bares e restaurantes por meio de uma grande parceria e explora em seu anúncio argumentos lógicos, além disso, oferece redução na taxa de energia para o consumidor da marca.
Outro apelo persuasivo é o ethos e opera no registro da credibilidade e por isso o enunciador deve mostrar-se sincero, franco e verdadeiro. “O ethos denota um caráter moral que o orador aparenta, pelo menos, possuir e que deseja colocar ao serviço do seu auditório” (MATEUS, 2018, p. 111), ou seja, o " 'Ethos' é o apelo à autoridade do assunto" (LIM-FEI; TAN, 2017, p. 24).
Disponível em: https://gkpb.com.br/116224/brahma-zeca-pagodinho-lata/?amp=1
A imagem 2 contempla o músico Zeca Pagodinho em uma latinha de cerveja Brahma. Como apreciador declarado de cerveja, a sua imagem com os tons da marca cervejeira fazendo uso de vestimenta leve, com óculos escuro, garante a sinalização do ar de autoridade no assunto para o consumidor da bebida. A Brahma, que é patrocinadora do Carnaval do Rio de Janeiro, lançou uma latinha comemorativa com a imagem do músico, que por si só já é referência no assunto, reforçando a credibilidade da marca.
A respeito do Phatos, é importante destacar que ele é ativado pelo uso competente do orador, enunciador que mobiliza as crenças, os sentimentos, as percepções e simpatias do auditório para, desse modo, interferir no processo de persuasão (MATEUS, 2018, p. 109-110). "'Pathos' é o apelo às emoções do público" (LIM-FEI; TAN, 2017, p. 24).
Imagem 3- Apelo à experiência vivenciada
A partir do texto multimodal, na imagem 3, o observador é convidado a se posicionar no lugar do participante representado no anúncio, ou seja, segurando o copo e ingerindo cerveja Brahma bem gelada, como nos faz supor a quantidade de espuma na região superior do copo, as bolhas dispostas no copo e na garrafa anunciando sua temperatura gelada em contato com ambiente quente, o que dá também sensação de saciedade e alívio de calor. Compondo o texto multimodal, o anunciante investiu no sentido literal de que a cerveja está na boca de todos, de modo a ingeri-la, mas também no sentido inferencial de que é a mais aceita dentre os consumidores, uma vez que todos falam e confirmam isso.
O Telos significa propósito, ou seja, ao observar uma publicidade ou imagem visual deve ser ativadas algumas perguntas para que possam identificar o propósito de uma publicidade ou imagem visual. Conforme Santos (2011), kairós é, para Aristóteles, na Ética a Nicômaco, tomado como uma categoria, isto é, "uma maneira segundo a qual se diz o que é, o ente enquanto tal, aquilo que está sendo". (SANTOS, 2011, p. 62). Para ele, tal como o ser se diz de vários modos, o bem também se deixa dizer segundo o esquema das categorias, dentre as quais se encontra o tempo, que remete tanto à circunstância presente quanto à oportunidade futura.
Disponível em: https://www.oabpi.org.br/maio-laranja-oab-piaui-lanca-campanha-de-combate-a-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes/
A imagem 4 traz um texto multimodal da campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes do ano de 2021, como iniciativa da Ordem dos Advogados do Piauí- OAB, em meio ao mês de maio como uma das ações do Maio Laranja, que por conta do dia 18 de maio, foi instituído como Dia de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, pela Lei Federal 9.970, de 2000. O contexto de produção, kairós, remete ao período de pandemia da COVID-19 no Brasil, o que favoreceu o aumento dos abusos sexuais de crianças nessa circunstância e por isso o tema: “Alguns segredos não devem ser guardados”, vislumbrando como telos conscientizar, orientar e educar para prevenção contra qualquer tipo de abuso ou violência sexual contra crianças e adolescentes.
REFERÊNCIAS
BONINI, Adair. Veículo de comunicação e gênero textual: noções conflitantes. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Vol. 19, 2003. Disponível em: Acesso em: 10 Jun. 2023.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na análise do discurso:
diálogos & duelos. São Carlos. Editora Clara Luz. 2006.
LIM-FEI, Victor.; TAN, Kok Yin Serene. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In: Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury, 2017.
MATEUS, Samuel. Introdução à Retórica no Séc. XXI. Covilhã: Editora LabCom.IFP, 2018 (Livros de Comunicação).
PEREIRA, Francisco Jomário. O que é Discurso. Blog Café
com Sociologia. mar. 2021. Disponível em:
https://cafecomsociologia.com/discurso/. Acesso em: 10 Jun. 2023.
SANTOS, Gilfranco Lucena dos. Tempo ético e tempo histórico: a reapropriação heideggeriana do kairos como Augenblick. 2011. 207 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário